Thai Massage [Clique Aqui]

Infelizmente a massagem tailandesa é confundida com sacanagem no Brasil. A grande maioria dos consultórios ou clínicas que tem massagem tailandesa oferece algum tipo de massagem erótica ou garotas de programa. Na verdade a massagem tailandesa é uma massagem antiga e séria, usada na Tailândia para promover saúde e bem estar.

Origem.

A sua origem é tão obscura quanto à do próprio povo tailandês. A Tailândia situa-se no caminho das antigas rotas migratórias percorridas pela sucessão de muitas civilizações e culturas diferentes. O fato de se encontrar próxima da China e de se situar numa das principais rotas comerciais da Índia resultou em inúmeras influências culturais e religiosas, particularmente o Budismo - que floresceu entre os antigos habitantes desta área.

A tradição popular diz que Shivago Komarpaj  foi o fundador da Thai Massage. Amigo e médico de Buda há cerca de dois mil e quinhentos anos, ainda hoje é venerado como "Pai da medicina tailandesa". Tradicionalmente os procedimentos desta massagem foram passados oralmente, de geração em geração. Na língua Pali, existem textos médicos que registraram, em folhas de palmeira, informações pormenorizadas sobre esta técnica, tal como era praticada então. Eram venerados como textos sagrados e encontravam-se bem guardados em Ayutthia. No século XVIII, os invasores birmaneses arrasaram a cidade e muitos dos preciosos textos foram destruídos. Em 1832, o rei Rama III fez gravar em pedra os textos restantes, depositando-os em Wat Pho, o maior templo de Bangkok, sob a forma de epígrafes descritivas.

O templo de Wat Pho.

Os Wat são templos ou mosteiros, que além de serem locais de prática do Budismo, sempre cuidaram da saúde e das necessidades humanas. O mais famoso de todos é o Wat Pho. Com sua origem datada do século XVI, caracterizado pela famosa estátua do Buda deitado, com quarenta e seis metros de comprimento e quinze de altura, possuindo, ainda, a maior coleção de imagens de Buda de toda a Tailândia. Gravados na pedra existem sessenta epígrafes que descrevem os canais Sen, onde estão contidas todas as informações incluídas nos textos Pali que sobreviveram ao reinado do rei Rama III. Fora do templo existe uma coleção de estátuas de pedra que exemplificam as várias técnicas clássicas da massagem tailandesa.

Wat Pho é o centro nacional de ensino e preservação da medicina tailandesa tradicional. Muitos tailandeses são budistas que, ainda hoje, se mantêm fiéis aos ensinamentos deixados por Buda, respeitando a nãoviolência, a bondade e a compaixão. Os monges continuam a ser mantidos pelas oferendas de alimentos aos templos, e aqueles que as praticam regularmente são considerados virtuosos. A monarquia é baseada nos ensinamentos budistas e conta com o apoio popular. O atual rei, Bhumibol Adulyadej, é o nono monarca, numa linha de sucessão direta.

Com origens tão profundamente enraizadas na filosofia budista, não surpreende que, ao longo da maior parte da sua história, a massagem tradicional tailandesa tenha sido considerada como um rito religioso. Até a bem pouco tempo, apenas os monges a praticavam oficialmente e logicamente impediam que as mulheres dela se beneficiassem (os monges tailandeses não podem tocar mulheres). No seio das famílias, praticavam-se e ainda se praticam várias formas de massagem popular, em que os vários membros as aplicam entre si.

As linhas Sen.

Na teoria da medicina tailandesa, a energia vital do corpo flui ao longo de canais designados por Sen. A massagem tailandesa concentra-se nos canais Sen mais importantes. A aplicação cuidadosa de pressões ao longo destes canais ajuda a liberar quaisquer bloqueios e estagnações de energia. O ato de pressionar e alongar os músculos torna-os mais receptivos a este fluxo.

Devido ao intercâmbio e influência cultural da China e da Índia, especula-se que os alongamentos seriam os asanas do yoga, realizados de maneira passiva, e que as linhas Sen estariam correlacionadas como os pontos marmas (Índia) e os meridianos (China).

Qual a utilidade da Massagem Tailandesa?

Você já dever ter escutado que a prática do Yoga é um meio eficaz de manter a saúde e a flexibilidade. Contudo, a massagem tailandesa constitui uma forma mais “preguiçosa” e simples de obter os benefícios do Yoga, sem termos de fazer o esforço por ele requerido. Quando for a nossa vez de massagear outra pessoa, também sentiremos os benefícios de sermos nós a administrar a massagem.

O mundo ocidental encara o endurecimento e a falta de flexibilidade como resultantes inevitáveis do processo de envelhecimento. A forma como nos sentimos - física, mental e emocionalmente - é mais importante do que a mera idade física. A Massagem Tailandesa possui a capacidade excepcional de preservar a juventude!

Por que motivo, aqui no ocidente, a massagem tailandesa foi identificada com a massagem erótica praticada nas casas noturnas?

Em primeiro lugar, por que houve realmente a disseminação do uso erótico desta massagem, porém já totalmente distorcida de sua natureza terapêutica e sagrada. Historicamente, vários fatos contribuíram para essa ocorrência. É suposto que as guerras no Oriente, especialmente no Vietnã, Laos e Camboja, países vizinhos da Tailândia, contribuíram para a disseminação da prostituição, além de outros eventos e circunstâncias socioeconômicas da própria Tailândia. Foi nessa circunstância que nós, os ocidentais, tomamos os primeiros contatos com a Massagem tailandesa e sob a influência desta cruel experiência é que ela passou a ser difundida no nosso meio. Cabe salientar que a Massagem Tailandesa é única e exclusivamente terapêutica e é feita com roupas folgadas e confortáveis. 

Para evitar essa infeliz associação com a prostituição e o sexo, alguns terapeutas se referem à massagem tailandesa como Thai Massage ou Thai Yoga.
Tecnologia do Blogger.